Translator (Tradutor)

sábado, 12 de março de 2011

Santa Ceia, 12/03/2011

Números 21:1-9
1 Ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava para o lado sul, que Israel vinha pelo caminho dos espias, planejou contra Israel, e dele levou alguns prisioneiros.
2 Então Israel fez um voto ao SENHOR, dizendo: Se de fato entragares esse povo na minha mão, destuirei totalmente as suas cidades.
3 O SENHOR, pois, ouviu a voz de Israel, e lhe entregou os cananeus; e os israelitas destruiram totalmente a eles e às suas cidades; e o nome daquele lugar chamou Hormá.
4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.
5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizeste subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
6 Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
7 Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pegado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo
8 E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente; e põe-na sobre uma haste, e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
9 E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando uma serpente a alguém, quando esse olhava pra a serpente de metal, vivia.
Observação
Sempre haverá impedimentos.
Mas na hora da angústia o povo de Israel se harmonizou e como um grupo buscaram a Deus.
Quando o inimigo vê que estamos no caminho do que queremos, logo sabe que temos um alvo, ele tenta atrapalhar, põe barreiras, obstáculos para nos impedir.
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Filipenses 3:14)
No versículo 2, mostra que Israel fez um voto com Deus.
Quando temos Deus em nossas vidas nada pode nos impedir, pois sabemos que com Deus nós somos mais que vencedores (Romanos 8:37)
No caminho o povo fica impaciente, blasfema contra Deus e contra Moisés. A impaciência é um inimigo interno. E é mais fácil vencer um inimigo externo do que vencer um inimigo interno. Por isso é bom manter um voto com Deus, deixar que Ele guie os nossos caminhos.
Vamos pegar o exemplo de uma esfinge.

A cabeça da esfinge é um águia.
O tronco é um leão.
Do ventre pra baixo é um boi.
A águia repesenta a visão, o raciocínio. O leão representa o orgulho, sentimento. E o boi representa os instinstos.
Espiritualmente falando:
A águia representa a maturidade, uma pessoa que não se deixa envolver pela carne nem pelos instintos, mas sim pela razão (vive no Espírito).
O leão representa o sentimento, uma pessoa que é orgulhosa, etc.
O boi representa os instintos, os desejos carnais, uma pessoa que age por impulso, vive na carne.
A carne é a concupscência da alma (Romanos 13:14)
Por isso temos que dar controle a Águia, ao Espírito, pois quem não vive no Espírito acaba se entregando ao leão ou ao boi.
O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma (Salmos 121:7)
Quando o povo começa a blasfemar contra Deus e contra Moisés, cedem espaço para a entrada da serpente (que são palavras, pensamentos venenosos) e consequentemente o grupo se contaminando, acaba enfraquecendo e perdendo a harmonia.
Quando impedimos o Espírito o tirando do controle (que é o raciocinio, a cabeça; a águia) nos desviamos do alvo. Por isso, Deus nos ensina que temos que manter o foco no alvo, não no caminho até o alvo, pois no caminho encontramos barreiras colocadas pelo inimigo, para tentar nos desanimar e nos fazer parar e/ou duvidar.
Muitos perdem o foco ou desanimam por olhar o caminho, a percorrer, até chegar ao alvo.
E foi isso o que aconteceu com o povo de Israel, eles desanimaram quando se viram no deserto.
Depois das serpentes, quando se deram conta do que estava acontecendo, pediram a Moisés que orasse para que Deus os livrasse das serpentes.
Então Deus pediu que Moisés fizesse uma serpente de metal e a colocasse em uma haste, e todo aquele que tivesse sido picado e olhasse pra serpente viveria. Porém, a serpente não serviu apenas para os salvar, mas também para lembrá-los que, a falta de harmonia os levara àquela situação.
Lembrando que, "a falta de paciência nos faz cair no erro", nos desarmonizando consigo e com os outros.
Quando harmonizamos os nossos caminhos (reconhecendo nossos erros e fraquezas), começamos a vencer os desafios.
Quando isso não acontece, nos perdemos completamente, ou seja, é como uma doença incurável.
Porque assim diz o SENHOR: A tua ferida é incurável; a tua chaga é dolorosa (Jeremias 30:12)
Mas, sendo perseverantes independente das circunstâncias; O SENHOR nos ensinará o bom caminho (Salmo 119:33), pois, A vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabe em que tropeçam. (Provérbios 4:18-19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário