Translator (Tradutor)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Santa Ceia, 14/01/2012


João 14:15-29 

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.
25 Tenho-vos dito isto, estando convosco.
26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

 Observação:
 Deus nos criou sua imagem e semelhança (Gênesis 1:27), então por que erramos se Ele é tão perfeito?
Deus ao criar o homem e o jardim em que ele viveria, deu todas as instruções ao homem e disse que ele não deveria comer do fruto da árvore central, o fruto proibido.
Mas se esse fruto não deveria ser comido, por que Deus o colocou no jardim? Simples, ele o colocou lá para que soubessemos que desde do início nós temos o livre arbítrio. Deus quer que saibamos que nós é quem fazemos as nossas escolhas, Ele não quer que a gente O ame por obrigação, mas sim, por escolha.
No jardim, Adão e Eva tinham tudo o que necessitavam, Deus dava tudo à eles e mesmo assim decidiram comer do fruto proibido, decidiram escolher o caminho incerto e duvidoso.
Então o homem sai do jardim. O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. (Gênesis 3:23) 
A partir daí o homem começa a trabalhar para poder se manter, com o trabalho veio também a cobiça. Vem aí o primeiro assassinato, Caim mata Abel. (Gênesis 4:8)
Algum tempo depois Deus se arrependera de ter criado o homem, pois eles eram muito maus e não se respeitavam mais. E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. (Gênesis 6:5-6)e A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. (Gênesis 6:11)
Quando o Senhor decidiu acabar com o mundo mandando o dilúvio, Ele avistou Noé, que era um homem justo e bom. Deus manda o dilúvio e Noé e sua família criam a arca para se abrigar. E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. (Gênesis 9:1)
Porém, Deus deixa bem claro: Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. (Gênesis 9:6)
Um certo dia, Noé embebedou-se. E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. (Gênesis 9:21)
Cão, filho de Noé, vendo a nudez de seu pai e sua inconsciência, se deitou com ele. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera (Gênesis 9:24)
Agora nem os filhos respeitavam mais seus pais. A terra novamente se encheu de violência. A população aumentava, as cidades cresciam e enriqueciam, a condição do homem melhorava e ele ia se esquecendo cada vez mais de Deus. Então, Deus decide abençoar apenas aqueles que ouviam Sua palavra. Só que o homem começou a ficar arrogante, usava a Palavra de Deus apenas para julgar os outros e para se vangloriar. Deus ficava deprimido com essas coisas, os homens chegaram a criar imagens para adorar. "...Eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios..." (Êxodo 32:8)
Ele mostrava sinais e fazia as vontades de seus "servos", mas esses queriam sempre mais; não amavam a Deus verdadeiramente, só estavam preocupados com seus próprios interesses.
Deus ao ver que o homem blasfemava, irou-Se. Criou os 10 mandamentos e a nova ordem era que o cumprissem; só que as pessoas não entendiam o porquê dessas regras, e começaram a usá-las para julgar os outros e esconder seus próprios defeitos.
Após mais uma frustração, Deus decide tentar novamente. Agora a única maneira de chegar até Deus era através de seu filho, Jesus. Jesus veio até a Terra para entender o porquê os homens pecavam tanto e sempre escolhiam o caminho errado. Ele pôde concluir que o que levava o homem à decadência era o desejo da carne. Jesus ensinava à todos, ele desceu a terra para entender o que se passava com nós, ele veio para nos salvar e fomos nós que o matamos.
Não foi para fazer graça que Jesus foi pregado na cruz, foi para pagar os nossos pecados. Ele sofreu por mim e por você. Se Deus mandou o seu filho unigênito para morrer por nós, para nos conhecer melhor... O mínimo que podemos fazer é buscar conhecê-Lo também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário