Translator (Tradutor)

sábado, 13 de novembro de 2010

Santa Ceia, 13/11/2010


Apocalipse 19:1-10

1
E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
2
Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
3
E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
4
E os vinte e quatro anciãos, e os quatro animais, prostraram-se e adoraram a Deus, que estava assentado no trono, dizendo: Amém. Aleluia!
5
E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.
6
E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovöes, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.
7
Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8
E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9
E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
10
E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

Refletindo na palavra:

Vemos relatado nesse capítulo do livro de apocalipse a hora da comemoração; após a queda da Babilônia, no capítulo 18 desse mesmo livro, houve grande júbilo no Céu.
Podemos perceber nessa palavra que, a alegria que se vê quando alguém recebe algo alegra também aquele que dá; mas aqueles que murmuram sobre aquilo que recebem, entristece quem o deu. Mesmo quando recebemos uma luta, não devemos murmurar; devemos seguir agradecendo a Deus assim como os apóstolos em Atos 5:41 que ''saíram muito alegres porque Deus havia achado que eles eram dignos de serem insultados por serem seguidores de Jesus''. É preciso que entendamos que apenas que aqueles que suportam as dores da luta podem ao final da mesma verem seu sofrimento gerar a alegria da vitória, assim como o exemplo vivido por Cristo e resumido em Hebreus 12:2 que ''por causa da alegria que lhe foi prometida, ele não se importou com a humilhação de morrer na cruz e agora está sentado do lado direito do trono de Deus"; e assim seremos nós se suportarmos as lutas e vencermos os obstáculos que existem em nosso dia a dia.
Devemos celebrar com júbilo ao Senhor, todo o tempo, como diz em I Pedro 4:13, "alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória Dele for revelada", e sabemos que quanto mais conhecemos esse Deus maravilhoso e quanto mais vemos essa glória ser revelada, mais felizes nos sentimos por sermos Seus servos.
E o desejo do Senhor é que, como relatado em João 15:11, "a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa".
Celebremos as lutas porque em Salmos 126:5 o Senhor nos garante que "os que semeiam chorando, façam a colheita com alegria"!
Porque o reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo!
Mas, por fim, devemos nos lembrar que não podemos deixar com que na nossa alegria sejamos seduzidos pela Babilônia, traindo a Deus. João, em seu momento de êxtase, mediante as visões maravilhosas que havia tido, ajoelhou-se perante o anjo em adoração; porém o anjo o repreendeu dizendo que somente devia render adorações a Deus. E devemos aprender com a repreensão do anjo que, por todas as nossas vitórias, por todas as bençãos que recebemos, o único digno de adoração é o nosso Pai Celestial. Não podemos deixar que ao alcançarmos um objetivo nos enchamos de nós mesmos, nos considerando melhores uns que os outros, porque a auto-idolatria nos faz perder tudo que conquistamos!
O que precisamos lembrar é que quem nos permite cada vitória, quem nos dá condição para superar cada obstáculo é Deus; e toda a glória por esses feitos são Dele!
Por fim vemos em Atos 12:20 que, por causa de sua soberba e auto-idolatria, Herodes viu-se sozinho. É preciso que sejamos humildes, porque a idolatria nos cega!

Celebremos com júbilo Aquele que é digno de toda honra e toda glória!

Que a Paz do Nosso Senhor Jesus seja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário