Translator (Tradutor)

sábado, 9 de julho de 2011

Santa Ceia, 09/07/2011



Gênesis 29:18-30


18 E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
19 Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
20 Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.
21 E disse Jacó a Labão: Dá-me minha mulher, porque meus dias são cumpridos, para que eu me case com ela.
22 Então reuniu Labão a todos os homens daquele lugar, e fez um banquete.
23 E aconteceu, à tarde, que tomou Lia, sua filha, e trouxe-a a Jacó que a possuiu.
24 E Labão deu sua serva Zilpa a Lia, sua filha, por serva.
25 E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?
26 E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita.
27 Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.
28 E Jacó fez assim, e cumpriu a semana de Lia; então lhe deu por mulher Raquel sua filha.
29 E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.
30 E possuiu também a Raquel, e amou também a Raquel mais do que a Lia e serviu com ele ainda outros sete anos

Observação
O amor de Jacó por Raquel
Jacó era apaixonado por Raquel, filha de Labão, e por ela aceitou trabalhar sete anos de graça, pois esse era o dote. Ele a amava de verdade e estava disposto a passar os sete anos trabalhando por ela.
O que é completamente diferente dos dias de hoje, onde homens e mulheres se envolvem de maneira errônea, sem pensar no futuro, nem nada.
O amor de Jacó era tanto que os sete anos que ele trabalhou, pareciam poucos dias. E assim Jacó pediu a Labão o que era dele por direito. Então, Labão reuniu seus homens e fez um banquete. E entregou sua filha a Jacó, e esse por sua vez a recebeu como mulher. Mas só pela manhã Jacó viu que a filha que lhe fora entregue era Lia, não Raquel. Ele então se sentiu enganado.
v25. E aconteceu que pela manhã, viu que era Lia; pelo que disse a Labão: Por que me fizeste isso? Não te tenho servido por Raquel? Por que então me enganaste?

Mas Jacó entrou nas terras de Labão sem conhecer a cultura, nem as regras daquela terra. Então, Labão lhe explicou que primeiro eram entregues as filhas mais velhas e depois as mais novas. E que se ele quisesse se casar também com Raquel, teria que trabalhar mais sete anos para ele.
v26 e v27. E disse Labão: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita. Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos comigo servires.

O amor de Jacó era tanto, que assim o fez, trabalhou mais sete anos para Labão.
Quando Jacó aceitou trabalhar pela primeira vez, ele não se informou como funcionava, ele fez as coisas sem pensar, não conhecia a cultura daquele povo. Por isso devemos ser prudentes, primeiramente buscar saber como que funciona algo, para depois não sermos enganados.
Então, Jacó era casado com Lia e com Raquel.
Na Bíblia, vários homens citados tem mais de uma mulher, e todos eles sofreram por conta disso. Isaque, por exemplo, era um homem que só tinha uma mulher, portanto não teve trabalho com isso, não sofreu por conta disso.
Com o passar do tempo vieram os filhos, o primeiro filho foi com Lia, o segundo também. Jacó teve muitos filhos com Lia e com a empregada de Lia, o que naquele tempo não era errado, ele poderia conhecer as esposas e as empregadas das esposas; logo, ele percebeu que Raquel era estéril, e que ela se sentia muito mal por não poder dar filhos a Jacó. Então, Raquel ofereceu a Jacó a sua empregada, e ele também teve filho com a a empregada dela. Ao todo, Jacó tinha 11 filhos.
Jacó e Raquel, já idosos, oravavam a Deus para que tivessem um filho deles, e Deus atendeu a esse pedido. Então tiveram José. (ver Gênesis 30:22-24)
José era um filho muito amado, recebia sempre o melhor e quando cresceu se tornou o imperador do Egito.
Quando nós fazemos algo com amor, o fruto será bom. Se fazemos algo com desgosto, o fruto será podre. O coração alegre aformoseia o rosto, mas pela dor do coração o espírito se abate. (Provérbios 15:13)
Jacó trabalhou 14 anos ao todo para casar com Raquel, ele lutou pela pessoa amada, é assim que devemos agir com Deus, devemos sempre dar o nosso melhor, seja cantando pra ele, evangelizando, enfim, devemos louvar (dar o melhor) ao nosso Senhor. Devemos servir a Ele com alegria! O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos. (Provérbios 17:22)
Pois é com alegria que a gente transcede barreiras.
A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá. (Provérbios 10:28)
Algumas vezes, estamos desanimados, sem vontade de ir a igreja, de adorar ao Senhor, mas o amor está acima do querer. É nessas horas que devemos buscar mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário